Comunicado de imprensa: Cúpula UE-CELAC: Recuperando a Soberania dos Povos contra o Comércio Liderado por Corporações - CIDSE
Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa: Cúpula UE-CELAC: Recuperando a soberania dos povos contra o comércio liderado por empresas

Segunda-feira 8 Junho 2015. O CIDSE, juntamente com os movimentos sociais da UE e da América Latina, recupera a soberania dos povos contra o comércio liderado por empresas, promovido na Cúpula da Europa e da América Latina. Este comunicado de imprensa está disponível em EN / ES / FR.

Uma ampla coalizão de movimentos sociais da América Latina e da Europa organiza três dias de mobilização (8-10 junho) em Bruxelas e Estrasburgo para marcar a Cúpula UE-CELAC (10-11 junho). A ampla coalizão visa fortalecer e dar visibilidade às resistências e lutas existentes que ocorrem nas duas regiões. Além disso, destacam novas iniciativas que se afastam da arquitetura de comércio e investimento promovida por empresas multinacionais.
Durante a mesma semana, o Parlamento Europeu em Estrasburgo votará o acordo TTIP (Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento) entre a UE e os EUA.

Os três dias de mobilização começaram nesta manhã com um debate público envolvendo representantes de governos, parlamentos, movimentos sociais e sindicatos sobre as políticas de austeridade altamente contestadas na Europa; Acordos de livre comércio e tratados bilaterais de investimento; crimes corporativos e violações de direitos humanos; por multinacionais européias e latino-americanas, bem como a 'captura de recursos' global.

Bernd Nilles (Secretário-Geral da CIDSE) declarou: “Os chefes de Estados presentes na cúpula da UE / CELAC devem ouvir as vozes dos povos afetados pelos impactos sociais e ambientais induzidos pelas atividades das empresas transnacionais, especialmente no setor da indústria extrativa. Para isso, a próxima negociação sobre o tratado vinculativo da ONU é um momento chave ”.

Maria Fernanda Espinosa (Missão Permanente do Equador na ONU em Genebra) disse: “Há um mandato para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas negociar um instrumento juridicamente vinculativo sobre Corporações Transnacionais e Direitos Humanos. Neste ponto, o mais importante é que todos os Estados membros participem de forma aberta e construtiva na primeira reunião do Grupo de Trabalho Intergovernamental (6 a 10 de julho) em Genebra ”.

As redes da sociedade civil com sede em Bruxelas, que monitoram as relações UE-CELAC, lançaram um vídeo animado durante o evento. O vídeo explica como uma relação comercial - baseada principalmente na extração de matérias-primas - está contribuindo para o esgotamento dos recursos naturais não renováveis, o aquecimento global e os conflitos sociais.

As organizações da sociedade civil alertaram repetidamente sobre os perigos das relações comerciais desequilibradas e instaram a UE a promover relações mais simétricas, contribuindo para o respeito efetivo dos direitos humanos e, ao mesmo tempo, promovendo alternativas sustentáveis ​​ao atual modelo econômico.

Os movimentos sociais participantes dos Dias de Mobilização reafirmaram seu pedido de mudança na correlação de forças que favorecem a captura corporativa do interesse público. Para isso, instaram todos os governos a participarem do processo histórico nas Nações Unidas por um instrumento vinculativo para as empresas multinacionais.

END

RECURSOS

- CIDSE juntamente com outras redes baseadas em Bruxelas que trabalham nas relações UE / CELAC produziram um vídeo animado explicando os impactos das políticas comerciais da UE na América Latina (junho 2015): https://vimeo.com/130036707.
- Uma aliança de grupos em todo o mundo está trabalhando para apoiar o desenvolvimento de um instrumento internacional vinculante para lidar com os abusos dos direitos humanos nas empresas. Declaração da Aliança do Tratado disponível SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA (Maio 2015).

CONTATO CIDSE
Stefan Reinhold - reinhold (at) cidse.org - + 32 233 3751

LISTA DE CO-CONVENORES (em ordem alfabética):
Centro de Informação e Desenvolvimento Alternativo (AIDC) Attac Argentina, Rede Brasileira de Integração Popular (REBRIP), Comitê para a Abolição da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM), CADTM AYNA., Centro de Trabalhadores Unidos e Progressistas (SENTRO), CIDSE, Copenhagen Initiative for Central America and Mexico (CIFCA), Collectif Venezuela 13 Avril, Bruxelles, Comité pour les Droits Humains “Daniel Gillard”, Corporate European Observatory (CEO), Ecologistas en Acción, Enginyeria Sense Fronteres, Enlazando Alternativas, Entrepueblos, França América Latina, Food First Information and Action Network (FIAN), Amigos da Terra Colômbia (CENSAT), Amigos da Terra Guatemala (CEIBA), Amigos da Terra Internacional, Amigos da Terra América Latina e Caribe, Amigos da Earth Uruguay (REDES), Campanha Global para Desmantelar o Poder Corporativo e Acabar com a Impunidade, Rede Europeia de ONGs Grupo Sur, Aliança Social Hemisférica (HSA), Instituto de Estudos Políticos - Projeto de Economia Global, Mémoires des Luttes França, Mouvement VEGA, Movimento dos Povos Afetados por Barragens no Brasil (MAB), Observatori del Deute en la Globalització (ODG), Observatorio de Multinacionales en América Latina (OMAL, Paz con Dignidad), Oficina Internacional de l os Derechos Humanos - Acción Colombia (Oidhaco), Partido da Esquerda Europeia, Red Latinoamericana sobre Deuda, Desarrollo y Derechos (LATINDADD), Red Mexicana de Accion frente al Libre Comercio (RMALC), Fundação Rosa Luxemburgo Bruxelas, Solidaridad Suecia - América Latina (SAL), TIYE International (Mulheres Negras, Migrantes e Refugiadas na Holanda), Instituto Transnacional (TNI), WIDE +, Marcha Mundial das Mulheres.

CIDSE PT Comunicado de imprensa Debate Público UE-CELAC 8 junho
CIDSE ES Comunicado de imprensa UE-CELAC días de mobilização 8 junio
CIDSE FR Comunicado de imprensa EU CELAC Debat Public 8 juin

Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais