Comunicado de imprensa - Vaticano convoca cúpula de liderança ecológica - CIDSE
Pexels

Comunicado de imprensa - Vaticano convoca cúpula de liderança ecológica

Pexels

Líderes políticos e ativistas de base de todo o mundo se unem para sinalizar a necessidade urgente de maior ambição sobre as mudanças climáticas e a sustentabilidade. Em julho, 5 e 6, o Vaticano sediará uma grande conferência internacional sobre proteção do meio ambiente. A ocasião da conferência é o terceiro aniversário de Laudato Si ', Marco encíclico do Papa Francisco sobre os cuidados com a Terra, nosso lar comum.

A conferência discutirá o imperativo moral para proteger o meio ambiente e os eventos neste outono que podem trazer progresso para alcançá-lo. Os participantes desenvolverão orientações sobre como proteger nosso planeta, incluindo em eventos internacionais futuros, como a conferência da ONU sobre mudanças climáticas COP24e eventos não estatais, como o Cimeira Global de Ação Climática. Contribuições de regiões com populações fortemente católicas, como América Latina, Austrália, Polônia, Filipinas e Estados dos Estados Unidos da Flórida, Ohio e Pensilvânia serão cruciais para o sucesso desses eventos.

Esta conferência fornecerá um local para os líderes da Igreja, líderes políticos e organizadores de base formularem mais claramente como alcançar esse progresso. Espera-se que os resultados incluam uma declaração do Papa Francisco e declarações de apoio ao aumento da ambição global em emissões, energia limpa e justiça climática a partir de perspectivas incomumente diversas.

Uma ampla gama de aliados - incluindo políticos, líderes indígenas, ativistas juvenis e economistas - estão se unindo sob a visão de ação da Igreja Católica para proteger a Terra. Da própria Igreja, cardeais e outros representantes de comunidades de todo o mundo, incluindo educadores, líderes de movimentos espirituais e religiosos e religiosas, estarão presentes. Juntos, esses aliados compartilham esperança de justiça para todos que compartilham nosso lar comum.

O programa da conferência, incluindo a lista completa de palestrantes, está disponível SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA. Os oradores incluem:

• Sua Santidade o Papa Francisco
  • Líderes de negociações internacionais (Dra. Patricia Espinosa, Exec. Sec., UNFCCC; Dra. Michał Kurtyka, Pres., COP24)
  • Políticos com uma perspectiva conservadora (Hon. John Gummer, Lord Deben, Parlamento do Reino Unido; Ministro Jadwiga Emilewicz, Ministério Polonês de Empreendedorismo e Tecnologia)
  • Pensadores econômicos (Prof. Nicholas Stern, London School of Economics; Sr. Pierre Larrouturou, Pacte Finance Climat pour l'Europe)
  • Organizadores de jovens dos continentes da África, América do Sul, Europa, Oceania e Ásia
  • Representantes de movimentos populares (Sr. Bill McKibben, 350.org; Sr. Naderev Saño, Greenpeace, Sudeste Asiático)
  • Autoridades católicas de todo o mundo (Cardeal Pietro Parolin, Estado do Vaticano; Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral; Cardeal Pedro Barreto, Arcebispo de Huancayo, Peru; Cardeal Charles Bo, Arcebispo de Yangon, Mianmar; Pe. Robert Athickal, Índia Pe. Rigobert Minani, República Democrática do Congo)

Gravações e apresentações estarão disponíveis SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.

AFIRMAÇÕES

Uma declaração sobre a conferência do Vaticano está disponível SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.

Michel Roy, Secretário Geral da Caritas Internationalis, disse:Como o Papa Francisco diz em sua encíclica, a crise climática não é apenas uma questão ambiental, mas também humana e ética. A degradação ambiental é acompanhada pela pobreza, perda de meios de subsistência e a perspectiva de um futuro melhor. Temos uma responsabilidade em relação às próximas gerações. É urgente mudar nosso excesso de consumo e nos comprometer com os cuidados de nossa casa comum. "

Josianne Gauthier, Secretário-Geral da CIDSE, disse que “A CIDSE tem a honra de ser parceira desta conferência em um assunto tão importante e oportuno. Por três anos, Laudato Si 'tem sido uma incrível fonte de força e inspiração em nosso trabalho. O que queremos ver agora é um verdadeiro compromisso político com a justiça climática e uma resposta ativa ao chamado do Papa Francisco de respeitar nossa casa comum. A CIDSE está trabalhando com pessoas em todo o mundo, para lutar por um clima seguro no qual possam viver e prosperar e onde o aquecimento global seja limitado a 1.5 ° C. Guiados por sua coragem, estamos pedindo aos líderes mundiais que assumam compromissos sérios neste ano. Outro, e um mundo melhor, é possível, mas só se começarmos a colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar!"

Tomás Insua, Diretor executivo do Movimento Global pelo Clima Católico, disse:Em todo o mundo, as pessoas buscam liderança na Igreja. O Vaticano, e na verdade católicos de todo o mundo, estão dizendo claramente que a mudança climática é uma questão de fé. Se trabalharmos juntos, podemos proteger os mais vulneráveis ​​das mudanças climáticas e proporcionar uma transição justa para a energia limpa para os mineiros que trabalham duro e os petroleiros. Não há um momento a perder. A crise climática está conosco e precisamos tomar as soluções ao nosso alcance - agora."

Declarações adicionais de parceiros presentes na conferência:

"Laudato Si 'era tão importante para nós porque somos cristãos em nosso âmago, por exemplo, de onde eu sou de Samoa, nosso lema é' Samoa é fundada em Deus '. A saída de Laudato Si foi uma validação para nós de que nossa Igreja reconheceu nossa luta, que o Papa Francisco e o Vaticano sabem o que está acontecendo conosco, e eles sabem que está errado e que não é a vontade de Deus que soframos. É realmente através de nós que as igrejas podem fazer parte da mobilização desse movimento climático e que há muito poder que vem da fé". Brianna Fruean, Guerreiro do clima do Pacífico.

"Comprometer-se com Laudato Si 'no continente americano significa, como prioridade, assumir uma posição clara sobre o extrativismo. Em sua recente carta pastoral, os bispos do Celam declararam que o extrativismo é uma tendência sem controle do sistema econômico, com o objetivo de lucrar com a natureza." Pe. Dario Bossi, Igreja e rede de mineração

Contato de mídia: CIDSE, Valentina Pavarotti, pavarotti@cidse.org

Comunicado de imprensa do CIDSE Conferência do Vaticano sobre o LSI 3rd aniversário

Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais