Comunicado de imprensa: Redes Católicas se unem, implorando pela eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e pela justiça climática na COP28 – CIDSE

Dubai/Bruxelas/Roma, 7 de dezembro de 2023 - As redes internacionais de organizações católicas de justiça social, Caritas Internationalis e CIDSE, instam os negociadores e líderes mundiais que participam na Conferência sobre as Alterações Climáticas (COP28) no Dubai a trabalharem por um acordo justo e ousado que garanta a eliminação progressiva de todos os combustíveis fósseis, obtenha o planeta no caminho certo para alcançar o Acordo de Paris e prestar apoio financeiro às comunidades afetadas pelas alterações climáticas.

O Papa Francisco transmitiu uma mensagem clara à COP28 de que “o aquecimento global coincidiu com um declínio geral do multilateralismo, acompanhado por uma crescente falta de confiança no seio da comunidade internacional”. As agências católicas presentes na COP28 apelam aos líderes mundiais para que prestem atenção a esta mensagem na segunda semana da COP28 e garantam que a conferência apresente um caminho claro e transparente que renove a esperança e construa confiança na diplomacia climática global. No entanto, alertam que isto exigirá um aumento significativo da ambição, uma mensagem clara para a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e a afirmação de que a acção climática deve ser liderada por países com a maior responsabilidade histórica.

Josianne Gauthier, secretária geral da CIDSE, disse:

“Os decisores na COP28 devem concordar por unanimidade em eliminar inequivocamente os combustíveis fósseis e estabelecer um plano abrangente para analisar o progresso em relação ao Acordo de Paris no futuro. O compromisso com a meta de 1.5ºC deve orientar os esforços nacionais, apoiados no rigor científico, no respeito pela dignidade humana e na adesão ao princípio das responsabilidades comuns mas diferenciadas e respetivas capacidades. Com um GST robusto, o Acordo de Paris pode voltar ao caminho certo”.

Alistair Dutton, Secretário Geral da Caritas Internationalis, afirmou:

“A criação do Fundo de Perdas e Danos no primeiro dia da COP28 marca uma conquista histórica. É o resultado dos esforços incansáveis ​​de numerosos partidos e representa uma história de sucesso na diplomacia multilateral. No entanto, ainda há um trabalho significativo a ser feito. A COP28 deve definir o âmbito de ambição do Fundo de Perdas e Danos e estabelecer um caminho claro no Balanço Global (GST) para avaliar regularmente e melhorar a ação global na abordagem de Perdas e Danos. Os resultados do GST devem articular uma ambição financeira abrangente, abordando tanto os aspectos económicos como não económicos das Perdas e Danos. Quando nos envolvemos em perdas e danos, precisamos de uma abordagem muito mais holística e programática que comece com um envolvimento profundo e sincero e avaliações participativas com as comunidades. O fundo de perdas e danos deve ser holístico, específico ao contexto, liderado localmente, determinado localmente e acessível localmente”.

Como afirmou o Papa Francisco no seu discurso aos líderes políticos na COP28, “o propósito do poder é servir. É inútil apegar-se a uma autoridade que um dia será lembrada pela sua incapacidade de agir quando era urgente e necessário fazê-lo. A história será grata a você”.

Os atores católicos na COP28 continuarão a levar esta mensagem aos líderes mundiais na segunda semana da COP2 e esperam que o resultado final marque um ponto de viragem na nossa luta contra a injustiça climática.

Nota aos editores:

CIDSE é uma família internacional de organizações católicas de justiça social. Trabalhamos com parceiros e aliados globais para promover a justiça, aproveitando o poder da solidariedade global para alcançar mudanças transformacionais para as pessoas e para o planeta. Desafiamos a injustiça sistémica e os seus impactos destrutivos através da ligação, mobilização, influência e narração de histórias de mudança. Promovemos alternativas ambiental e socialmente justas para permitir que todos prosperem na nossa casa comum.

Caritas Internationalis é uma confederação de mais de 160 membros que trabalham nas bases em quase todos os países do mundo. Quando surge uma crise, a Caritas já está no terreno. Nossos diversos membros nos dão força – desde pequenos grupos de voluntários até algumas das maiores instituições de caridade globais. Inspirada pela fé católica, a Caritas é o braço caritativo da Igreja – alcançando os pobres, vulneráveis ​​e excluídos, independentemente da raça ou religião, para construir um mundo baseado na justiça e no amor fraterno.

Contatos de mídia no local:

– Musamba Mubanga, Caritas Internationalis, mubanga(at)caritas.va
–Carmen Contreras, CIDSE, contreras(at)cidse.org

Crédito da imagem da foto da capa: CIDSE

Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais