Adoção Global Strategic Framework anuncia uma nova era no combate à fome - CIDSE

Adoção do Quadro Estratégico Global anuncia nova era na luta contra a fome

Quadro Estratégico Global de Adoção anuncia nova era na luta contra a fome, CIDSE - afirmam agências de desenvolvimento católicas (Disponível em EN-ES-FR)

Comunicado à imprensa do CIDSE - para lançamento imediato, 18 / 10 / 2012

(Roma, 18 / 10 / 2012) A CIDSE congratula-se com a adoção do Quadro Estratégico Global (GSF) do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS) no 17 em outubro, 2012 em Roma, Itália. O GSF é uma estrutura abrangente para ajudar a coordenar e garantir a coerência na tomada de decisões globais em questões alimentares e agrícolas. Se efetivamente colocado em prática, a nova estrutura pode proporcionar uma nova esperança para as pessoas com maior insegurança alimentar do mundo, diz a aliança internacional das agências de desenvolvimento católicas.

Oficial de Política Alimentar do CIDSE Gisele Henriques comentou de Roma:

"Com a adoção do GSF, entramos em uma nova era na tomada de decisões globais sobre alimentação, agricultura e nutrição. Devemos nos referir a essa estrutura para políticas mais coerentes em todo o mundo para garantir o direito das pessoas à alimentação.

“Este documento, no qual as organizações da sociedade civil tiveram a oportunidade de se alimentar durante as negociações, coloca o direito humano à alimentação no centro das políticas e reconhece o papel central dos pequenos agricultores, pescadores artesanais, pastores e povos indígenas na conquista da segurança alimentar. . Também enfatiza o papel central das mulheres como prestadoras de alimentos. "

O CIDSE congratulou-se com o reconhecimento do GSF do potencial da agroecologia, que está no centro de uma nova papel a aliança emitida no início de outubro. Para o CIDSE, são necessários sistemas alimentares mais sustentáveis, que operam em menor escala, para alimentar o mundo em meio às mudanças climáticas, reduzindo as emissões da agricultura e tornando a produção de alimentos mais resistente ao clima irregular.

Maureen Jorand da organização francesa membro do CIDSE, CCFD-Terre Solidaire, lamentou que a soberania alimentar não conste no texto adotado:

"A soberania alimentar não é abordada atualmente, mas a sociedade civil continuará a lutar por seu reconhecimento. Acreditamos que o conceito de soberania alimentar deve liderar as políticas de segurança alimentar porque coloca as próprias pessoas no centro das decisões e orientações políticas para garantir que respondam às suas necessidades e realidades. "

Enquanto alguns estados tentaram abrir o texto acordado durante as negociações, o GSF foi adotado após uma discussão dinâmica e inclusiva, incluindo a sociedade civil. Esta é uma característica importante do CFS reformado. As disposições da nova estrutura precisam agora ser postas em prática e os mecanismos para responsabilizar os Estados, as instituições intergovernamentais e o setor privado por suas ações e omissões precisam ser fortalecidos.

“Governos e órgãos intergovernamentais devem agora levar as disposições do GSF do papel para a prática. Do nosso lado, vamos usá-lo para promover o direito à alimentação em nível local, nacional e internacional. O GSF é um documento vivo e é responsabilidade de todos os atores envolvidos permanecer comprometidos em mantê-lo vivo e trabalhar juntos em prol da segurança alimentar ” Henriques disse.

Leia a Declaração dos movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil sobre o Quadro Estratégico Global do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS)

Contato em Roma: Diretora de Política Alimentar da CIDSE, Gisele Henriques, henriques (at) cidse.org, + 32 (0) 485 144 640
Contato em Bruxelas: Diretor de Comunicação e Mídia do CIDSE Roeland Scholtalbers, scholtalbers (at) cidse.org, + 32 (0) 477068384, + 32 (0) 2 282 40 73

Notas aos editores:

• CIDSE é uma aliança internacional de agências de desenvolvimento católicas. Seus membros compartilham uma estratégia comum em seus esforços para erradicar a pobreza e estabelecer justiça global. www.cidse.org
  • Membros do CIDSE: Broederlijk Delen (Bélgica), CAFOD (Inglaterra e País de Gales), CCFD - Terre Solidaire (França), Centre of Concern (EUA), Cordaid (Holanda), Development & Peace (Canadá), Entraide et Fraternité (Bélgica), Fastenopfer ( Suíça), FEC (Portugal), FOCSIV (Itália), Fondation Bridderlech Deelen (Luxemburgo), KOO (Áustria), Manos Unidas (Espanha), MISEREOR (Alemanha), SCIAF (Escócia), Trócaire (Irlanda)
  • Agricultura: do problema à solução - alcançando o direito à alimentação em um mundo com restrições climáticas, Princípios e recomendações orientadores do CIDSE, outubro 2012. Disponível em inglês, francês e espanhol

Comunicado de imprensa CIDSE

L'adoption du cadre stratégique mondial ouvre une nouvelle ère dans la lutte contre la faim, selon la CIDSE

(Roma, 18/10/2012) La CIDSE se félicita de l'adoption du Cadre Stratégique Mondial (CSM) du Comité sur la Sécurité Alimentaire Mondiale (CSA) em Roma em 17 de outubro de 2012. O CSM é um quadro global devant coordonner et assurer la cohérence des décisions politiques mondiales sur les questions agricole et alimentaire. À condition qu'il soit mis en œuvre de manièrefficient, la CIDSE (aliança internacional de organizações católicas de desenvolvimento) considère que ce nouveau cadre peut être source d'espoir pour les populations souffrant de la faim dans le monde.

Selon Gisele Henriques, encarregado de manejo da CIDSE e presença em Roma:

“Avec l'adoption du CSM, nous entrons dans une nouvelle ère pour les décisions politiques sur l'agriculture, l'alimentation et la nutrition. Nous devons nous baser sur ce cadre pour favoriser la cohérence des politiques partout dans le monde et assurer l'application du droit à l'alimentation.

“Ce document, auquel les organisations de la société civile ont pu contribuer lors des négociations, place en son coeur le droit à l'alimentation et reconnaît que, pour atteindre la sécurité alimentaire, les petits producteurs, les artisans pêcheurs, les pastoralistes et les populações indígenas ont un rôle central. Il souligne également le rôle important des femmes pour la sécurité alimentaire. ”

La CIDSE se félicite de la reconhecimento du potentiel de l'agroecologie dans le CSM, thématique également au cœur du dernier rapport de l'alliance sorti ce mois d'octobre. Pour la CIDSE, des systèmes alimentaires plus durables, opérationnels à petite échelle, sont déterminant pour alimenter le monde, alors que les impératifs du changement climatiques nous amènent à réduire les climatmissions Issues des pratiques agricoles et à rendre la producaire alimentar plus résistante variações .

Maureen Jorand, do CCFD- Terre Solidaire (membro francês do CIDSE) lamentou que a comida saborosa deixasse de ser apreciada no texto adotado:

“La souveraineté alimentaire n'est pasentionnée à ce jour dans le CSM, mais la société civile va continuer son combat pour sa reconnaissance. Nous estimons que le concept de souveraineté alimentaire devrait orienté l ensemble des politiques de sécurité alimentaire; il place les populations au cœur des orientations et decisions politiques afin de s'assurer qu'elles répondent à leurs besoins et à leur réalité. ”

O CSM é adotado depois de uma discussão dinâmica e inclusiva com a participação da sociedade civil, e então malgré a tentativa de certos états de réouvrir a discussão sobre certas partes déjà approuvées. Ce cadre doit désormais être mis en œuvre, des mécanismes rendant les états, les instituições intergouvernementales et le secteur privé redevables de leurs actions et omissions doivent être renforcés.

Les gouvernements et les organisations intergouvernementales doivent désormais passer des paroles aux actes. De notre point de vue, ce sera un outil important pour faire progresser le droit à l'alimentation à tous les niveaux, local, national et international. O CSM é um documento évolutif, et ele en va de la responsabilité de tous les acteurs impliqués de le maintenir vivant et de travailler ensemble pour la sécurité alimentaire ”Rappelle Gisele Henriques.

Escolha a posição dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil no Quadro Estratégico Mondial do Comitê no Comitê Alimentaire Mondiale (CSA)

Entre em contato com Roma:  Gisele Henriques, encarregada de manobra Henriques (at) cidse.org, + 32 (0) 485 144 640, em Roma
Entre em contato com Bruxelas: Roeland Scholtalbers, carga de comunicação e relações mídia scholtalbers (at) cidse.org, + 32 (0) 477068384, + 32 (0) 2 282 40 73

Cidra celebra o nascimento de uma nova era na lucha contra o hambre

O teste 17 de ocubre é aprovado em Roma, no Marco Estratégico Mundial do Comitê de Segurança Alimentar da FAO, que coordena e garante a coerência no toma de decisões mundiais sobre questões alimentares e médicas.CIDSE celebra que é o marco histórico da devolução da esperança a mucha gente.

CIDSE, Aliança Internacional de Agências Católicas para o Desarrollo, presente nas reuniões que celebram, é este marco marcado na prática com eficácia, como devolver a esperança a um número grande de pessoas que pasan hambre.

Gisele Henriques, Responsável por Política Alimentaria de CIDSE, comentó from Roma que “Com a adoção deste marco, entra uma nova era no tomada de decisões globais sobre alimentação, agricultura e nutrição. Demos uma referência a este marco de políticas mais coerentes em todo o mundo para garantir o direito das pessoas aos alimentos ”.

O marco é um documento na redação participante da sociedade civil, que “Pular o dereco humano para a alimentação no centro da política e reconectar o papel central dos agricultores, pescadores, pastores artesanais e puebras indígenas no logro da segurança alimentar. Também haincapié no papel central das mujeres como proveedoras de alimentos. "

CIDSE parabeniza também o documento que recupera o potencial que supõe a agroecología para solucionar o problema do hambúrguer, que está no código de um novo documento emitido pela alianza a principios de octubre.

Sem embargo, nenhum trabalho foi divertido. Maureen Jorand da organização francesa CIDSE CCFD-Terre Solidaire, lamenta que a soberania alimentar não seja incluida no texto aprovado. "A soberania alimentar atualmente não está contemplada, perdendo a sociedade civil para seguir luchando para lograr sua reconciliação ”, disse.

“Los gobiernos y las organizaciones intergubernamentales deben ahora adoptar las disposiciones del marco y pasarlas del papel a la práctica. Por nuestra parte, vamos a utilizarlo para promover o derecho a la alimentación a nivel local, nacional e internacional ”, dijo Henriques.

Lea a Declaração dos Movimentos Sociais e Outras Organizações da Sociedade Civil sobre o Marco Estratégico Mundial do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA)

Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais